sexta-feira, 6 de abril de 2012

Em Busca da Excelência


E o que vem a ser um indivíduo excelente?“ser excelente é fazer as coisas e não buscar razões para demonstrar que não podem ser feitas. Ser excelente é compreender que a vida não é algo que se receba pronto, mas, sim, que temos de produzir as oportunidades para se alcançar o êxito.Ser excelente é traçar um plano e alcançar os objetivos desejados, apesar de todas as circunstâncias. Ser excelente é saber dizer: equivoquei-me e se propor a não cometer mais o mesmo erro. Ser excelente é levantar cada vez que se fracassa, com um espírito de superação e de aprendizagem”.

Como se vê, a excelência não exige uma pessoa perfeita, que nunca tenha dúvidas, que não cometa erros e que jamais fracasse. Ao contrário, é uma condição que qualquer um pode alcançar, independente de sexo, cor, etnia ou condição econômico-social, desde que tenha determinação. O segredo dessa busca é a persistência. Mais do que isso, é saber persistir na persistência! 

Mas a excelência não admite a preguiça, o desânimo. Se for preguiçoso, jamais conseguirá ser sequer bom, quanto mais excelente. Nem aquele que nunca assume a responsabilidade por seus atos, erros e fraquezas, atribuindo-os, invariavelmente, a alguma circunstância ou a alguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário